Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais
Menu
Pesquisar
Inquérito
GOSTARIA QUE EM 2017 SE REALIZASSEM AS FESTAS POPULARES EM MUNDÃO?
SIM
NÃO
Junta de Freguesia - Desenvolvimento e Turismo


 

Desenvolvimento Económico
  
O sector primário, com uma importância considerável para esta freguesia, centra-se na pecuária e na agricultura, produzindo-se maçã, avelã e pêssego. Este sector ocupa cerca de15% da população.
Quanto ao sector secundário, revela-se importante, registando-se a implantação de indústrias de granitos e mármores, de borracha, de panificação, de serralharia mecânica e civil, de madeiras e de construção civil, de metalomêcanicas e de lacticínios.
O sector terciário regista pequenos estabelecimentos comerciais como mini-mercados, padaria, talho e outros não alimentares, prevalecendo por isso o pequeno comércio de produção.
No que diz respeito ao campo escolar, Mundão dispõe de uma escola privada de ensino Pré-escolar, de um Jardim de Infância, de quatro Escolas do Primeiro Ciclo e de uma do Segundo e terceiro Ciclos.

 
Rancho Folclórico de Mundão

Este rancho conta já com sessenta anos de existência. Teve a sua origem no desejo que um grupo de homens e mulheres sentiam em levar Mundão à "marcha das Aldeias". Esta última consistia num desfile etnográfico que demandava a Feira Branca (actualmente, Feira de S. Mateus). Este cortejo recriava cenas do quotidiano das aldeias (coser o pão, desfolhada, engenho a tirar a água ao balde). No primeiro ano em que participaram, 1947, obtiveram o primeiro prémio com o hino, escrito pelos próprios, designado de "Saudação a Viseu" e que abaixo se transcreve:

"Ó cidade de Viseu
como tu não há igual.
Todo o teu passado,
vivo e recordado
na história de Portugal…

Hospitaleira e bairrista
és uma terra sem par…
por isso, com graça,
quem por ela passa,
tem que por força voltar.

Foste tu, Viseu,
quem princípios deu
a esta Nobre Nação.
Por isso, contente,
é seguir em frente
a mesma orientação.

Vamos raparigas,
com nossas cantigas,
oferecer o nosso amor.
Ó cidade airosa
meu botão de rosa,
minha bonita flor!"

A este hino seguiram-se muitos cantares, criados, principalmente, pela Sra. Maria José Gonçalves, não esquecendo todos os outros, aparecendo as "Tricanas" que, progressivamente, se transformaram e deram origem ao "Rancho Folclórico de Mundão".
Do reportório deste rancho destacam-se: "A caridinha" - (cantiga de amor); "Alargai-vos raparigas" - (dança de terreiro); "O trapalhão" (jogo dançado com característica de dança de arremêdo).
Todas estas danças contam uma história."O trapalhão" é um jogo que conta a história dum velho tarouco, trapalhão, que queria casar com uma rapariga nova, de preferência. Assim, foi para a roda, fazendo-a parar no seu jeito trapalhão, motivo mais que suficiente para ser alvo de chacota de todos os outros. Por fim, e depois de todas as moças novas lhe terem negado casamento, lá conseguiu arranjar uma viúva pobre. E assim casaram e foram felizes. Esta dança constitui um dos mais belos jogos dançados de arremêdo de toda a Beira Alta.
O Rancho Folclórico de Mundão mantém viva a maneira de dançar, cantar e vestir de antigamente. No ano de 1973, foram recolhidos trajes, artesanatos, letra e música de cantares, usos, costumes, que vieram enriquecer ainda mais esses costumes.

Em Mundão, o visitante pode visitar e frequentar os restaurantes "O Feirante Ilidio", "Motel Solar do Verde Gaio", "Quinta do Catavejo" e "Pizzaria Snack-Bar Falorca", onde poderá degustar os pratos típicos da freguesia, bem como os cafés "C&L", "O Roscas", "Emidío", "Mil Folhas" e "Santos", Talho de Mundão e Peixaria de Mundão, locais aprazíveis, onde se poderá contar com a hospitalidade destas gentes.

Restaurante Motel Solar do Verde Gaio

Restaurante O Feirante IlídioPizzaria Snack-Bar FalorcaCafé Restaurante Quinta do Catavejo

 

Café Emídio

Cervejaria Santos (Lopes)

Café C & L

Café O Roscas

Pastelaria Mil Sabores

Talho Mundão

Peixaria de Mundão

  
Estatísticas
Temos 90 visitantes online.
Visitas: 1.009.967
Login
Utilizador:
Password:
     
Criar novo registo
Recuperar Password
Agenda de Eventos
Partilha
Mural Facebook
Neste momento não existe informação disponível.
  Acessibilidades | RSS | Pedido de Informações | FAQ | Links | Requisitos técnicos
Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ok-Portugal