Telefone: 232 441 389

Email: geral@freguesiademundao.pt

A História

Mundão, originalmente “Mondão” – derivado, possivelmente, de montanhoso, mundano, asseado ou cidadão do mundo, encontra-se documentado desde o ano de 1258, aquando das Inquirições de D. Afonso III – “Martinus Pelagii quondem judex de Viseo juratos et interrogatus dixit, quod in Mondon habet rex unam cabalariam et habetunam facariam de julgata…”. Sem se saber ao certo qual a significação a atribuir a este topónimo, a voz do povo prevaleceu conservando-se a forma por eles utilizada – Mundão.

A Freguesia situa-se a nordeste de Viseu, a uma distância de aproximadamente cinco quilómetros da sede concelhia, ocupa uma área de 1579 hectares e congrega os lugares de Britamontes, Casal, Catavejo, Nespereira e Póvoa, apresentando como freguesias limítrofes Cavernães, Rio de Loba, Lordosa e Abraveses.

A criação efetiva da freguesia deu-se no ano de 1510 e tornou-se paróquia, já titular de Nossa Senhora da Conceição, dois anos mais atrade (1512). Na igreja matriz existia uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, à qual D. Maria Cardoso, esposa de António Rebello Velho, fez uma promessa. Em sua homenagem construíram então, no ano de 1674, uma capela, sendo desta forma, Nossa Senhora da Conceição proclamada padroeira desta população.

No ano de 1695, vinha o Bispo de Viseu, D. jerónimo Soares, confirmar os estatutos da formada Irmandade de Nossa Senhora da Conceição. Junto desta capela, benzida a 9 de Setembro de 1685, onde foi realizada uma missa por D. Sebastião de S. Paulo, religioso antonino e Bispo de S. José, existe uma fonte. No ano de 1611, o Bispo D. João Manuel tentou levar a água desta fonte para um aqueduto e só não levou a cabo esta tarefa, porque os habitantes de Mundão ficaram sem água. Com a morte dos fundadores da capela de Nossa Senhora da Conceição, os herdeiros destes pretendiam levar a imagem que estava na igrejha matriz para a capela, mas a população opôs-se e não possibilitou esta alteração. Ainda hoje a Imagem da Virgem Santa lá se encontra.

Contactos

Rua do Cemitério, 16 - A,
3505 - 553 Viseu

Contatos: 232441389
jfmundao@sapo.pt

Contactos Úteis

Emergência Médica - 112
Câmara Municipal de Viseu - 232 427 427
Águas de Viseu - 232 470 670
Bombeiros Voluntários - 232 422 047